Vênus revela sinais de vida!

Vida em Vênus?

Vênus revela novos sinais de vida. Há quatro anos, a descoberta inesperada de fosfina nas nuvens de Vênus causou muita polêmica. Este gás, que tem presença na Terra, está associada à vida. Isso causou um grandioso debate e as observações subsequentes não conseguiram confirmar a conclusão inicial.

Recentemente, a equipa de investigação responsável por esta descoberta apresentou novas evidências. Uma reunião da Royal Astronomical Society em Hull na Inglaterra, que ocorreu em 17 de Julho, teve uma nova hipótese que tornou-se a base dos estudos científicos, e os trabalhos já iniciados.

Segundo os investigadores, os novos dados fornecem evidências ainda mais fortes da presença de fosfina nas nuvens de Vénus, o nosso vizinho planetário mais próximo. Apelidado de “gêmeo do mal da Terra”, Vênus é semelhante em tamanho ao nosso planeta, mas tem temperaturas altas o suficiente para derreter nuvens de chumbo e ácido sulfúrico altamente corrosivas.

Os recentes avanços nas pesquisas são atribuídos à instalação de um novo receptor no Telescópio James Clerk Maxwell, situado no Havaí. Em complemento, o professor de astronomia do Imperial College London, Dave Clements, destacou: “Dispomos de uma quantidade imensa de dados.”

“Realizamos três campanhas de observação, pois em determinado momento, coletamos 140 vezes mais dados do que o inicialmente previsto”, revelou Clements. “Os dados mais recentes confirmam, mais uma vez, a presença de fosfina.”

Pois será que tem sinal de vida?

Na Terra, a fosfina é um gás tóxico e de odor repulsivo, gerado pela decomposição de matéria orgânica ou por bactérias. Contudo, a amônia é um gás com um cheiro forte, que ocorre naturalmente e é principalmente produzida por bactérias durante a decomposição de resíduos vegetais e animais.

“A presença de fosfina na atmosfera de Saturno não é surpreendente, dado que Saturno é um gigante gasoso”, esclarece Clements. “Com a abundância de hidrogênio em sua atmosfera, compostos à base de hidrogênio, como fosfina e amônia, são os que predominam.”

No entanto, alguns planetas do tipo rochosos como a nossa Terra e o planeta Marte, tem uma atmosfera onde o oxigênio domina a química, devido à insuficiência de massa necessária para reter o hidrogênio presente no momento de sua formação, o gás acabou se dispersando e escapando. Encontrar esse tipo de gás em Vênus é , portanto, inesperado.

Crédito imagem: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima